Sophia La Loca

cropped-sophialaloucafacebook.jpg

 

Foi em 1888, 13 de Janeiro, Sexta-Feira, a meio de uma operação de contrabando de caramelos e presuntos, precisamente na fronteira do Caya, entre Elvas e Badajoz, que Sophia nasceu para o mundo.

E foi neste espaço, outrora residência, que Sophia Izabel Álvarez Benitez Vega Almeida da Costa e Silva De La Roca, conhecida por Sophia La Loca, viveu e desapareceu, deixando apenas uma referência ao seu livro de receitas colocado em parte incerta. Segundo relatos nada validados e altamente suspeitos, Sophia La Loca – a própria – terá encarnado no cozinheiro deste estabelecimento e divulgado a sua localização.

Filha, neta e (diz-se) bisneta de contrabandistas de caramelos e presuntos, desde cedo se dedicou a esta nobre arte, sem nunca ter conseguido vender os presuntos. Chegou a Lisboa, com meros 17 anitos e, num piscar de olhos, com rumores de ajudas da coroa real, transforma um talho na colina da Graça, em Tasca plena de encanto e prazer, um espaço para aprendizes de feiticeiros de faca e garfo.

Mudou-se depois de malas e bagagens para a Rua do Grémio Lusitano nº20, no Bairro Alto, onde morou até desaparecer e onde ficou conhecida pelas festas e verdadeiros banquetes que organizava.

Mulher caprichosa com um sentido de humor sui generis, era mais cosmopolita que a própria cidade de Lisboa. Tendo privado com Fernando Pessoa, Mário de Sá-Carneiro, Almada Negreiros e outros de então, era conhecido o gosto de Sophia em acompanhar as suas conversas com um copito de whisky ou de absinto.

Sem aviso prévio, tem por hábito encarnar alguém da casa ou cliente, sempre com classe e sem que isso perturbe a digestão dos presentes.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s